O que é a marcha ativa?

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O que é a marcha ativa?

 

A marcha ativa (também denominada marcha rápida) é o desporto ideal para retomar uma atividade física diária. Equipe-se com um podómetro ou com um relógio podómetro e comece a caminhar enquanto oxigena o corpo e tonifica os músculos!

 

A marcha ativa, uma atividade simples e natural

 

A marcha ativa é uma atividade física que requer pouco material: um par de ténis de marcha desportiva e roupas confortáveis são o mínimo para se iniciar.

 

Este desporto de endurance suave, ao alcance de todos, é ideal para iniciar ou retomar uma atividade física. Sem contraindicação, a marcha ativa corresponde à versão desportiva da marcha, a um ritmo de 6-8 km/h.

 

Uma prática desportiva benéfica para a saúde

 

A marcha ativa solicita o organismo ao estimular a circulação sanguínea, reforça o músculo cardíaco (miocárdio), mas também os músculos das coxas e das nádegas. Praticada com bastões, a marcha ativa muscula igualmente a parte superior do corpo e a faixa abdominal, aquilo a que chamamos de marcha nórdica.

 

Como qualquer atividade física no exterior, a marcha ativa ajuda a eliminar o stress e melhora a qualidade do sono.

 

A marcha ativa, tão eficaz quanto a corrida?

 

A marcha ativa é mais suave do que a corrida. Menos cansativa para as articulações, permite sobretudo retomar ou praticar uma atividade física sem esforço excessivo.

 

É possível que, num primeiro momento, sinta mais prazer na prática da marcha ativa do que iniciar-se na corrida. Trata-se de uma atividade relaxante, na qual pode olhar tranquilamente a paisagem, ao mesmo tempo que efetua uma atividade física.

 

Para que a marcha ativa tenha impacto na saúde, é essencial praticá-la regularmente: 30 minutos todos os dias ou 1 hora duas a três vezes por semana.

 

Um podómetro e toca a andar!

 

Equipe-se com um podómetro, o instrumento ideal para medir o seu nível de atividade física no dia a dia. Este aparelho avalia em tempo real o número de passos por si dados. Calcule a sua atividade física, compare os seus desempenhos e estime a sua velocidade, a distância percorrida ou o número de calorias queimadas. É grande aliado para seguir o seu progresso!

 

A vantagem da marcha ativa é que pode ser praticada em qualquer ambiente. Na cidade, num parque ou nos caminhos campestres, a marcha rápida só depende dos seus desejos e das suas ideias de percurso.

 

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