COMO UTILIZAR UMA CÂMARA INTEGRADA?

A câmara integrada, ou action cam, tornou-se um equipamento incontornável na prática desportiva. Acabou-se o esqui, as descidas em BTT ou até as caminhadas sem câmara para gravar esses momentos únicos! Mas como usar corretamente a câmara integrada para otimizar a qualidade dos seus filmes? Eis algumas regras simples para ajudá-lo nas suas primeiras tentativas!

 

REGRA N.º 1: FIXE DEVIDAMENTE A CÂMARA INTEGRADA PARA OBTER IMAGENS ESTABILIZADAS.

As câmaras desportivas são vendidas com uma série de acessórios compatíveis para que possa fixá-las no conjunto dos seus equipamentos. Capacete, cabeça, guiador, cinto torácico, vara… há de tudo para todos os gostos e todos os desportos! Desempenham diversos papéis: permitir a câmara de filmar no coração da ação, obter imagens inéditas e, por último, estabilizar a câmara durante a ação.

REGRA N.º 2: NÃO SE ESQUEÇA DE MUDAR A CÂMARA DE LUGAR.

Caso coloque uma câmara integrada num capacete durante a totalidade do percurso, o resultado pode tornar-se facilmente monótono, especialmente se o desejar partilhar com os que lhe são próximos.

Mudar a câmara de lugar no quadro, guiador ou capacete (se retomarmos o exemplo de um percurso em bicicleta) será a melhor forma de obter vários ângulos de visão e, logo, melhorar o seu filme.

REGRA N.º 3: BRINQUE COM A RESOLUÇÃO DA SUA CÂMARA INTEGRADA 

Destinadas a desportistas em movimento, as câmaras integradas são concebidas para serem colocadas em funcionamento com um só gesto. Se a sua câmara oferece esta opção, passe de uma resolução de 30 imagens/segundo para a de 60 imagens/ segundo, antes de abordar uma passagem espetacular ou realizar uma manobra que lhe interessa especialmente.

 

O olho humano não vê a diferença à velocidade normal, mas a velocidade de 60 imagens/segundo permite-lhe fazer ralentis quando edita o filme.

 

REGRA N.º 4: LIGUE A SUA CÂMARA DESPORTIVA PARA ENQUADRAR E PARTILHAR AS IMAGENS

De um modo geral, as câmaras integradas possuem uma ligação Wi-Fi que permite ligá-las a um Smartphone para ver as suas imagens em tempo real. Uma boa forma para verificar o que filma antes de começar… ou pura e simplesmente controlar a câmara à distância se tiver a ideia de fixá-la ao mastro do barco onde se encontra, por exemplo.

 

Se a sua câmara integrada possui um ecrã incorporado, pode visionar a filme logo de imediato.

REGRA N.º 5: FILME A SUA SESSÃO E MUITO MAIS.

É frequente pensar em filmar a totalidade da sua atividade. Mais uma vez chegado ao instante crucial da montagem, deparamo-nos com uma série de imagens que se assemelham todas… Assim, não se esqueça de filmar antes, durante e depois da atividade desportiva! Por último, não hesite em adquirir um pequeno software de montagem gratuita: regra geral, são simples de utilizar e irão permitir-lhe tornar os seus vídeos bastante mais dinâmicos e estéticos!

VOLTAR PARA O TOPO